Débora G. Barbosa, Beatles, Hinduísmo e hippies. - Edson Ecks

'Sucesso popular'  tende a ser explosivo no começo, e implosivo no final, pouco importa as moças que se urinavam pelo os Beatles, o que vai legar o nome dos Beatles à eternidade, são os álbuns que eles nunca tocaram ao vivo (ou seja, sem as moças urinando): Rubber Soul, Obey Road, Revolver... causaram uma revolução musical, na musica rock e pop. usaram em suas músicas 'bandas de quartel', orquestra, efeitos sonoros, sonoplastia (analise 'Penny Lane').

Sgt. Pepper’s Lonely Hearts Club Band é lançado numa sexta, e domingo, Hendrix toca a música 'Sgt. Pepper’s Lonely Hearts Club Band  ' no show dele. creio que Hendrix jamais tocaria 'I love me do', seria como comparar Agatha Criestie com Friedrich Nietzsche.

A música 'Imagine' de Lennon, é praticamente um 'hino cristão', pois fala de um mundo sem fronteiras, sem preconceitos, onde há respeito mútuo, amor, não mais violência. Onde tudo é 'comum', como explicita os evangelhos de Cristo.

Sobre ideologia religiosa os Beatles (seja qual for), praticamente não falam disso, Lennon tem um pensamento libertário beirando o ateísmo (Mother), Harrison tornar-se adepto da ideologia religiosa indiana, McCartney e Ringo são tranquilos em relação a questão.

Qualificar o hinduísmo como 'satanista', é anacronismo ideológico religioso,. o Hinduísmo é considerada a religião mais antiga do mundo,  de onde se derivara outras centenas, se espalhando pela a mesopotâmia e etc. Termos como 'demônios, diabos e satans', são de origem hinduísta.

E é impressionante a sabedoria dos sábios vedas, por exemplo, o texto de Eclesiastes (debaixo do Sol), está 'todo' contido no livro
Bhagavad Gita, como homens que viveram milênios  antes da nossa era, possuíam tamanha sabedoria, que iria influenciar o Mundo. os ascetas, santos, anjos, enviados, nascimentos milagrosos de salvadores da humanidade (Chrisna), já estão contidos ali.

Pelo o contrário os Beatles que se incorporaram ao movimento hippie, e ampliaram sua visão sobre o mundo e sua musica.
 o Harrison vai apresenta a cultura indiana, e a guitarra indiana (cítara) aos Beatles.

Contrários aos ideais da sociedade daquela época, os hippies tinham uma filosofia orientada por mestres espirituais, cultuavam a natureza, viviam em comunidade e apreciavam a utilização de drogas como LSD, maconha e mescalina. Eram contra a propriedade privada, sempre vistos viajando em trailers ou vivendo em conjunto com seus iguais. Pregavam a inexistência de nações ou fronteiras separando os países. Para eles, o mundo seria de todos e cada um deveria buscar sua própria paz espiritual.

Contrários à ideologia religiosa cristã, acreditavam que o paraíso deveria ser encontrado durante a vida, daí, o lema adotado, “Paradise Now” (Paraíso agora). Eram contra punições e a favor da busca pelo prazer, fosse pela espiritualidade ou pelas drogas. Outro de seus lemas mais conhecidos era “Peace and Love” (Paz e Amor), um dos mais difundidos da cultura hippie em todo o mundo.

Entre os gurus da comunidade hippie naquela época, o de maior destaque foi Timothy Leary, conhecido como o guru do LSD. Leary era professor da Universidade de Harvard, mas foi proibido de lecionar por incentivar seus alunos a fazerem experiências com a droga. Por outro lado, uma parte do próprio movimento hippie era contra a utilização de alucinógenos na busca pela paz espiritual, que deveria ser alcançada de outras formas. e etc ecte etc.
 Ciensofista - Edson Ecks


Comentários

Postagens mais visitadas