Canal Ciência de verdade.Por que Ridicularizam a Terra Plana? E a Origem da Terra Plana Por Edson Ecks
TERRA PLANA: ORIGEM
Nos primórdios pairava sobre a mente primitiva, as trevas da ignorância. E disse Deus: Haja Luz. E houve: Ciência. Edson Ecks
O movimento terraplanista moderno surgiu em 1956, com a Flat Earth Society (“Sociedade da Terra Plana”), iniciada por Samuel Shenton e conduzido por Charles K. Johnson a partir de 1972. Johnson, por exemplo, dizia que o Programa Apollo falsificou as imagens do espaço. E que a visão correta do mundo é a 'tradicional cristã' – que, de acordo com ele, prega que a Terra é plana. Por exemplo, no Livro de Jó, 38:12-13: Salmo 19:1, 4-6, 'o Sol parou', em Isaías 38:8, Josué 10:12, 13:
"Sol, pare sobre Gibeom! E você, ó lua, sobre o vale de Aijalom! " O sol parou, e a lua se deteve, até a nação vingar-se dos seus inimigos, como está escrito no Livro de Jasar. O sol parou no meio do céu e por quase um dia inteiro não se pôs.
HISTÓRICO DA TERRA PLANA
Aqui reside um erro, um problema histórico, provar que a Terra é plana, acima de tudo, prova que, inicialmente, o hinduísmo, o budismo, a mesopotâmia, o Egito, a Babilônia estavam cientificamente corretos em relação a estrutura geométrica da Terra, que seria plana, não esférica.
Os primeiros textos sagrados do Hinduísmo, os Vedas, foram escritos há mais de 3 500 anos. As origens da religião, porém, têm raízes na pré-história. Diversas concepções indianas, como hinduísmo e budismo, vinculam sua cosmografia a imagens botânicas, com a Terra sendo composta por quatro continentes cercados por uma montanha.
Por volta do século 16 a.C.: A cosmologia antiga da Mesopotâmia e do Egito acredita em uma Terra plana e circular, como um disco, cercada por um oceano cósmico.
E mais tarde, os autores do Velho Testamento diziam que o mundo ficava num grande oceano, sustentado por pilares que o impediam de afundar, e que havia outro oceano atrás das estrelas, fixas numa esfera celeste.
Nos pensamentos primitivos egípcio e mesopotâmico, o mundo era retratado como um disco flutuando no oceano. Um modelo semelhante é encontrado no relato homérico do século VIII a.C. em que "Oceano, o corpo de água personificado que envolve a superfície circular da Terra, é o engenheiro de toda a vida e possivelmente de todos os deuses".
Por volta do século 8 a.C.: O poeta Homero descreve a Terra como um disco plano. O mapa-mundi babilônico segue na ideia da Terra cercada por um oceano cósmico. Na mesma época, a teoria da Terra plana e circular era citada em escritos bíblicos. O mesmo período ainda tem israelitas seguidores desta cosmologia. .
Os israelitas influenciados pelos os povos supra-citados, também imaginavam a Terra fosse como um disco flutuando nas águas; um firmamento arqueado separava a Terra dos céus.Como a maioria dos povos antigos, os hebreus acreditavam que o céu era uma cúpula sólida com o Sol, a Lua, as estrelas errantes (planetas) e as estrelas embutidas nela.De acordo com a enciclopédia judaica:
Os hebreus consideravam a terra como uma planície ou uma colina concebida como um hemisfério, mergulhado na água. Sobre ela era arqueada a sólida abóbada do céu. Nesta abóbada estariam presas as luzes, as estrelas. Tão leve era essa elevação que os pássaros podiam subir e voar ao longo de sua extensão.
Os Textos das Pirâmides e os Textos dos Sarcófagos do Egito antigo mostram uma cosmografia similar; Nun (o oceano) era cercado pelo nbwt ("terras secas" ou "ilhas").
Os antigos povos nórdicos e germânicos acreditavam numa cosmografia da Terra plana, com a Terra cercada por um oceano e uma árvore colossal
Por volta do século 6 a.C.: Filósofos gregos começam a apontar a possibilidade de a Terra ser esférica. Sim, gregos da Grécia antiga, mais de 2 mil anos atrás. Há uma disputa de quem teria sido o primeiro. Mas sabe-se que os famosos Pitágoras e Aristóteles já começam a apontar uma Terra circular por causa de observações e cálculos feitos à época. A proposição passou a ser a mais comum, embora alguns filósofos da época ainda falassem em uma Terra plana.
"O primeiro líder judeu a abraçar o heliocentrismo com entusiasmo foi o rabino Joseph Delmedigo, que conheceu Galileu na Universidade de Pádua e publicou um livro defendendo o modelo de Copérnico em 1629. Mas isso não foi suficiente para conseguir unanimidade entre a comunidade judaica, pois Brown conta que, em 1707, uma enciclopédia publicada pelo rabino e médico Tobias Cohen rejeitava o heliocentrismo, chamava Copérnico de “primogênito de Satã” e dizia que nenhum judeu poderia aceitar essa teoria, pois ela se chocava com as passagens bíblicas sobre a Terra imóvel. "
Tradicionalmente, Pitágoras, que viveu antes de Anaximandro, descobriu que a Terra é esférica. Acredita-se hoje que isso seja só uma atribuição de outros astrônomos, para dar autoridade às próprias ideias. No século 4 a.C., Aristóteles fixou o modelo com Terra esférica. Em volta, orbitavam todos os planetas e as estrelas, em esferas concêntricas.
Século 5 d.C.: O monge Cosmas Indicopleustes, no Egito, escreve um livro chamado Topografia Cristiana em que diz que a Terra não só é plana, como retangular. No mesmo período, o início da Idade Média na Europa deixou a produção intelectual em segundo plano - ainda assim, muitas teses citavam Terra esférica. A partir do século 8, nenhum cosmógrafo ou filósofo famoso na Europa questionou a esfericidade
Século 13 d.C.: No Islã, visões mais tradicionais e antigas da Terra plana começam a ser revividas com o declino da Idade de Ouro islâmica.... -
Século 17 d.C.: A China ainda acreditava que a Terra era plana. Somente após a entrada da cultura europeia de astrônomos com os jesuítas a teoria foi modificada.
Século 19 d.C.: a Terra é plana ressurge , principalmente por causa do escritor norte-americano Washington Irving, que escreveu um livro sobre Cristóvão Colombo....
1972: A primeira imagem completa da Terra tirada do espaço (acima), feita pelos astronautas norte-americanos a caminho da Lua, mostra formato esférico, como os cálculos e teóricos mostravam. -
Os Príncipios Da Ciênsofia De Edson Ecks
Comentários
Postar um comentário