Débora G Barbosa, Baphomet - Símbolos E Edson Ecks

Baphomet é um simbolo que surge no livro do grande  mestre ocultista  francês Eliphas Levi em 1857 ou 1861, e é considerado a Esfinge das Ciências ocultas, ou Bode de Mendes, essa figura antropológica e andrógina representa, como propôs Elifas Levi, misericórdia e justiça, a chama na cabeça significa, chama de inteligencia, luz mágica da sabedoria Universal. o androginismo simboliza a união dos opostos, a iluminação, equilíbrio, o falo representa vida Eterna. A cara de Bode simboliza o horror, a ignorância humana.

Eliphas Levi vai seguir o Principio do Sábio Toht, batizado na Grécia de Hermes trismegistos (três Vezes sábio), o Principio do Gênero que diz: 'O Gênero está em tudo; tudo tem o seu princípio masculino e o seu princípio feminino; o gênero se manifesta em todos os planos."

os gêneros nada mais são do que dois opostos, em que a falta de um evidencia o outro. Porém, o princípio do Gênero traz algo de novo: é a partir dele que surge todo o nosso potencial de criação, geração e regeneração. Nada pode ser criado sem a aliança entre elementos femininos e masculinos.

A essência do feminino está ligada à fertilidade, receptividade, concepção de ideias, intuição, criatividade; já a essência do masculino se expressa por meio da lógica, do poder racional, da força motriz, do ímpeto e da proteção. Nenhuma ideia é concretizada sem que haja alguma ação, portanto a criação sempre virá da combinação e do equilíbrio de energias masculinas e femininas.

O princípio explica que o gênero se manifesta em todos os planos - ou seja, não apenas no plano físico através do sexo masculino e feminino, mas também no plano mental e no plano espiritual. Sendo assim, atributos dos dois gêneros podem ser expressados não apenas em características físicas, mas também no modo de pensar, agir e na energia que é emanada.

A estátua de George Washington, simboliza a lei do Gênero de Trimegistos, como centenas e centenas de outros monumentos espalhados pelo o mundo. Inclusive há várias pinturas de Cristo que caracterizam o Principio Hermetista, o famoso 'assim na Terra, como no Céu'

Ao dizer que "o que está em cima é como o que está embaixo", este princípio hermético fala sobre a correspondência existente em planos superiores e inferiores. No caso de céu e Terra, por exemplo, encontramos correspondências entre estes dois níveis - seja se considerarmos o plano físico científico ou o espiritual.

O princípio do Mentalismo nos ajuda a compreender a última frase deste princípio: "o que está dentro é como o que está fora". Aqui, a ideia é que o nosso universo interior, comandado pela mente, tem o seu correspondente no universo ao nosso redor.

Se nosso pensamento é obsessivo, por exemplo, assim será nosso comportamento; da mesma forma, a desorganização emocional interna de alguém poderá ser refletida em uma bagunça no ambiente em que ela vive.
Vemos o princípio da Correspondência ser aplicado em todas as religiões, por meio das metáforas e analogias presentes nos mais diversos textos sagrados. A Bíblia diz que Deus criou o homem à sua imagem e semelhança: aqui encontramos a primeira grande correspondência. Assim como Deus, o homem também cria o seu próprio universo, que é mental; porém, a mente humana é imperfeita, portanto assim o é aquilo que criamos.

O Espiritismo é uma das doutrinas que mais se debruçam sobre o princípio da Correspondência. O próprio conceito de Karma nos diz sobre algo que corresponde a vidas passadas; aquilo que encontramos nos planos celestiais corresponde ao que vivemos e fizemos no plano terrestre. Ciensofista - Edson Ecks

Comentários