Débora G. Barbosa. Minha Resposta À Reportagem Do FANTÁSTICO - E a reposta de Edson Ecks sobre a Terra Plana
TERRA PLANA: ORIGEM
Nos primórdios pairava sobre a mente primitiva, as trevas da ignorância. E disse Deus: Haja Luz. E houve: Ciência. Edson Ecks
O movimento terraplanista moderno surgiu em 1956, com a Flat Earth Society (“Sociedade da Terra Plana”), iniciada por Samuel Shenton e conduzido por Charles K. Johnson a partir de 1972. Johnson, por exemplo, dizia que o Programa Apollo falsificou as imagens do espaço. E que a visão correta do mundo é a 'tradicional cristã' – que, de acordo com ele, prega que a Terra é plana. Por exemplo, no Livro de Jó, 38:12-13: Salmo 19:1, 4-6, 'o Sol parou', em Isaías 38:8, Josué 10:12, 13:
"Sol, pare sobre Gibeom! E você, ó lua, sobre o vale de Aijalom! " O sol parou, e a lua se deteve, até a nação vingar-se dos seus inimigos, como está escrito no Livro de Jasar. O sol parou no meio do céu e por quase um dia inteiro não se pôs.
HISTÓRICO DA TERRA PLANA
Aqui reside um erro, um problema histórico, provar que a Terra é plana, acima de tudo, prova que, inicialmente, o hinduísmo, o budismo, a mesopotâmia, o Egito, a Babilônia estavam cientificamente corretos em relação a estrutura geométrica da Terra, que seria plana, não esférica.
Os primeiros textos sagrados do Hinduísmo, os Vedas, foram escritos há mais de 3 500 anos. As origens da religião, porém, têm raízes na pré-história. Diversas concepções indianas, como hinduísmo e budismo, vinculam sua cosmografia a imagens botânicas, com a Terra sendo composta por quatro continentes cercados por uma montanha.
Por volta do século 16 a.C.: A cosmologia antiga da Mesopotâmia e do Egito acredita em uma Terra plana e circular, como um disco, cercada por um oceano cósmico.
E mais tarde, os autores do Velho Testamento diziam que o mundo ficava num grande oceano, sustentado por pilares que o impediam de afundar, e que havia outro oceano atrás das estrelas, fixas numa esfera celeste.
Nos pensamentos primitivos egípcio e mesopotâmico, o mundo era retratado como um disco flutuando no oceano. Um modelo semelhante é encontrado no relato homérico do século VIII a.C. em que "Oceano, o corpo de água personificado que envolve a superfície circular da Terra, é o engenheiro de toda a vida e possivelmente de todos os deuses".
Por volta do século 8 a.C.: O poeta Homero descreve a Terra como um disco plano. O mapa-mundi babilônico segue na ideia da Terra cercada por um oceano cósmico. Na mesma época, a teoria da Terra plana e circular era citada em escritos bíblicos. O mesmo período ainda tem israelitas seguidores desta cosmologia. .
Os israelitas influenciados pelos os povos supra-citados, também imaginavam a Terra fosse como um disco flutuando nas águas; um firmamento arqueado separava a Terra dos céus.Como a maioria dos povos antigos, os hebreus acreditavam que o céu era uma cúpula sólida com o Sol, a Lua, as estrelas errantes (planetas) e as estrelas embutidas nela.De acordo com a enciclopédia judaica:
Os hebreus consideravam a terra como uma planície ou uma colina concebida como um hemisfério, mergulhado na água. Sobre ela era arqueada a sólida abóbada do céu. Nesta abóbada estariam presas as luzes, as estrelas. Tão leve era essa elevação que os pássaros podiam subir e voar ao longo de sua extensão.
Os Textos das Pirâmides e os Textos dos Sarcófagos do Egito antigo mostram uma cosmografia similar; Nun (o oceano) era cercado pelo nbwt ("terras secas" ou "ilhas").
Os antigos povos nórdicos e germânicos acreditavam numa cosmografia da Terra plana, com a Terra cercada por um oceano e uma árvore colossal
Por volta do século 6 a.C.: Filósofos gregos começam a apontar a possibilidade de a Terra ser esférica. Sim, gregos da Grécia antiga, mais de 2 mil anos atrás. Há uma disputa de quem teria sido o primeiro. Mas sabe-se que os famosos Pitágoras e Aristóteles já começam a apontar uma Terra circular por causa de observações e cálculos feitos à época. A proposição passou a ser a mais comum, embora alguns filósofos da época ainda falassem em uma Terra plana.
"O primeiro líder judeu a abraçar o heliocentrismo com entusiasmo foi o rabino Joseph Delmedigo, que conheceu Galileu na Universidade de Pádua e publicou um livro defendendo o modelo de Copérnico em 1629. Mas isso não foi suficiente para conseguir unanimidade entre a comunidade judaica, pois Brown conta que, em 1707, uma enciclopédia publicada pelo rabino e médico Tobias Cohen rejeitava o heliocentrismo, chamava Copérnico de “primogênito de Satã” e dizia que nenhum judeu poderia aceitar essa teoria, pois ela se chocava com as passagens bíblicas sobre a Terra imóvel. "
Tradicionalmente, Pitágoras, que viveu antes de Anaximandro, descobriu que a Terra é esférica. Acredita-se hoje que isso seja só uma atribuição de outros astrônomos, para dar autoridade às próprias ideias. No século 4 a.C., Aristóteles fixou o modelo com Terra esférica. Em volta, orbitavam todos os planetas e as estrelas, em esferas concêntricas.
Século 5 d.C.: O monge Cosmas Indicopleustes, no Egito, escreve um livro chamado Topografia Cristiana em que diz que a Terra não só é plana, como retangular. No mesmo período, o início da Idade Média na Europa deixou a produção intelectual em segundo plano - ainda assim, muitas teses citavam Terra esférica. A partir do século 8, nenhum cosmógrafo ou filósofo famoso na Europa questionou a esfericidade
Século 13 d.C.: No Islã, visões mais tradicionais e antigas da Terra plana começam a ser revividas com o declino da Idade de Ouro islâmica.... -
Século 17 d.C.: A China ainda acreditava que a Terra era plana. Somente após a entrada da cultura europeia de astrônomos com os jesuítas a teoria foi modificada.
Século 19 d.C.: a Terra é plana ressurge , principalmente por causa do escritor norte-americano Washington Irving, que escreveu um livro sobre Cristóvão Colombo....
1972: A primeira imagem completa da Terra tirada do espaço (acima), feita pelos astronautas norte-americanos a caminho da Lua, mostra formato esférico, como os cálculos e teóricos mostravam. -
Os Príncipios Da Ciênsofia De Edson Ecks
VÍDEO DA MÚSICA: ÀS VEZES - DE EDSON ECKS
NEWTON E EINSTEIN SÃO CHARLATÕES? |
ANALISANDO UM TEXTO DO OLAVO DE CARVALHO, PELO O CANAL: FÍSICO TURISTA - E A TEORIA X - DE EDSON ECKS
EFEITO MARIPOSA DE EDSON ECKS - HOMENAGEM A ESSES SERES FANTÁSTICOS
MANUTENÇAO COSMUNIVERSAL - buracos negros- Stephen Hawking
O PAPAgaio E O AREPENdido - Parábola de Edson Ecks
E Efeito Onda-partícula E A Teoria X - De Edson Ecks
JACQUES DERRIDA - DESCONTRUINDO - EDSON ECKS - RECONSTRUINDO'
https://panticafotos.blogspot.com/2019/09/jacques-derrida-descontruindo-edson.html
PEGue UMa TAÇa - Parábola de Edson Ecks
CONSTANTE G DE ISAAC NEWTON E A IN-CONSTANTE G DE EDSON ECKS
PEGue UMa TAÇa - Parábola de Edson Ecks
PADRE FÁBIO DE MELO-ECLESIASTES- E EDSON ECKS-NÃO HÁ TEMPO PARA TUDO.
NOVA ACRÓPOLE - CONCEITOS DE PLATÃO, LÚCIA HELENA GALVÃO E A TEORIA X DE EDSON ECKS
O REAl E A SOMBRa - Parábola de Edson Ecks
CONSCIÊNCIA HUMANA E INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL: INIMIGAS OU ALIADAS? LÚCIA HELENA GALVÃO E A TEORIA X - DE EDSON ECKS
A Cadela - Fábula de Edson Ecks
CANAL CIÊNCIA TODO DIA - BURACOS NEGROS - ONDAS GRAVITACIONAIS E A TEORIA X DE EDSON ECKS
https://panticafotos.blogspot.com/2019/09/ciencia-todo-dia-ondas-gravitacionais-e.html
ECKS EXPLICA PAR DÉBORA (YOUTUBER) QUE OS CAMINHOS DA CIÊNCIA NÃO SÃO SIMPLÓRIOS, E QUE UMA TEORIA CIENTIFICA NÃO É SÓ 'UMA TEORIA'
HOJe NÃo FUGIRei - Parábola de Edson Ecks
Cientista Edwin Hubble: A Expansão Do Universo É Real? Edson Ecks
O efeito "acréscimo" (ou decréscimo) Da Gravidade De Edson Ecks
FENOMENOLOGIA DE HUSSERL E A TEORIA X - DE EDSON ECKS
O ‘Eu’ (Ecks), não representa somente um ‘eu’, mas vários ‘eu’s’
https://ecksfotos.blogspot.com/2019/11/o-eu-ecks-nao-representa-somente-um-eu.html
Cantiga Da Mariposa - Mariposa que me bate à porta
https://ecksfotos.blogspot.com/2019/11/blog-post_56.html
Informação não é poder, a informação é apenas o princípio do poder
https://ecksfotos.blogspot.com/2019/11/informacao-nao-e-poder-informacao-e.html
Palhaço (POEMA) - Edson Ecks
https://ecksfotos.blogspot.com/2019/11/blog-post_89.html
Para cada efeito, um emaranhado de causas, unem-se parra formá-lo, separam-se para dissolvê-lo. Edson Ecks
O ESPAÇO RELATIVO E ABSOLUTO DA TEORIA X - De Edson EckS
Um exemplo da Simultaneidade da teoria da Relatividade e a Teoria X - de Edson Ecks
P(ercepção) r(elativa) e p(ercepção) ab(soluta) da Teoria X - de Edson Ecks
P(ercepção) r(elativa) e p(ercepção) ab(soluta) da Teoria X - de Edson Ecks
As Ondas Gravitacionais E as informações no espaço-tempo-dimensões - Da Teoria X De Edson Ecks
Relatividade ‘espaço – tempo – curvo’ - Geometria Espaço-Tempo-Dimensional Da Teoria X - De Edson EckS
DILATAÇÃO ESPAÇO-TEMPORAL DA RELATIVIDADE E A DA TEORIA X- DE EDSON ECKS
https://ecksfotos.blogspot.com/2019/11/dilatacao-espaco-temporal-da.html
Dimensões X - De Edson Ecks
https://ecksfotos.blogspot.com/2019/11/dimensoes-x-de-edson-ecks.html
O Paradoxo Dos Gêmeos Da Relatividade e Os Gêmeos Sem Paradoxo Da Teoria X - Edson Ecks
HTTPS://ECKSFOTOS.BLOGSPOT.COM/2019/11/O-PARADOXO-DOS-GEMEOS-DA-RELATIVIDADE-E.HTML
Seleção biométrica e a Gravidade de Edson ecks
HTTPS://ECKSFOTOS.BLOGSPOT.COM/2019/11/SELECAO-BIOMETRICA-E-GRAVIDADE-DE-EDSON.HTML
NOVA ACRÓPOLE - CONCEITOS DE PLATÃO, LÚCIA HELENA GALVÃO E A TEORIA X DE EDSON ECKS
HTTPS://PANTICAFOTOS.BLOGSPOT.COM/2019/09/SERIE-REEDICAO-CONCEITOS-DE-PLATAO.HTML
COMPLEXO DE ANTERO POR EDSON ECKS
RELATIVIDADE E A TEORIA X - DE EDSON ECKS
A Gravidade de Edson Ecks E A Força Instantânea De Newton
https://ecksfotos.blogspot.com/2019/11/a-gravidade-de-edson-ecks-e-forca.html
MAX-ENGELS E O MATERIALISMO DIALÉTICO, PROUHDON, CARL MENGER, ADAM SMITH - E O VALOR SUBJETIVO E A TEORIA X - DE EDSON ECKS
VIDA EM MARTE - OS ET’S DA TEORIA X - DE EDSON
ECKS
ONDAS GRAVITACIONAIS DA RELATIVIDADE E A
TEORIA X - DE EDSON ECKS
AS LEIS DA FÍSICA SÃO IDÊNTICAS EM QUALQUER
REFERENCIAL INERCIAL, PARA ALGUÉM QUE NÃO
ESTEJA ACELERANDO OU DESACELERANDO. E A TEORIA X - DE EDSON ECKS
CREPÚSCULO DOS GADOS [NIETZSCHE] E O
COMPLEXO DE MIDAS DE EDSON ECKS
HOSPEDEIROS POR EDSON ECKS
O fenômeno do hospedeiro, é um fenômeno baseado no fato do elemento está, se infiltrar num sistema qual ele intrinsecamente não 'aceita', não compartilha com o meio,
HOSPEDEIROS POR EDSON ECKS
O fenômeno do hospedeiro, é um fenômeno baseado no fato do elemento está, se infiltrar num sistema qual ele intrinsecamente não 'aceita', não compartilha com o meio,
Muito obrigado pela pesquisa.
ResponderExcluir