CREPÚSCULO dos GADOS [Nietzsche] e o Complexo de Midas de Edson Ecks


(texto ainda indefinido)



Nietzsche está certo?

Lembro de uma critica de Will Durant, em que ele questionava Nietzsche: 'O que ele quer, que o homem se torne mais mal do que ele é? (Historia Da Filosofia).
O 'Budismo' , ou o 'Cristianismo', jamais venceram o instinto humano, razão jamais venceu a paixão desenfreada humana e suas superstições, a justiça de Sócrates jamais 'venceu' a força de Trassimaco, a infantilidade ('imaginação')jamais declinou para a maturidade (saber). O que mais quer Nietzsche ?
Se todos fossemos viver nesse momento de forma cabal, a base de nossas instintos, desejos e paixões de forma inconsequente, terminaríamos em canibalismos. Já não basta o 'canibalismo social', o 'canibalismo emocional-econômico-político-'religioso'... quais estamos inseridos.
não temos que fugir das dores, mas enfrentá-las, não temos que abandonar nossas paixões, mas vivenciá-las sublimamente, sem perder a liberdade que distingue o que faz bem, e o que faz mal, o que é bom, e o que é ruim, o 'bem' que vem do mal, e o 'mal' que vem do bem, e além.
Sem perceber, quando desenvolvi o Complexo de Mídas, observei recentemente que ele enfrentava Nietzsche frontalmente, se ele é o filosofo da martelada, roubei-lhe o martelo, seguindo os seus próprios princípios, creio que ele riria disso, pois como ele mesmo dizia,: ''De quê me importa um filosofo que não ri?'.

Complexo de Midas Por Edson Ecks O complexo de Midas é relativo aos desejos compulsivos, seja individual ou coletivamente, é quando o indivíduo... deseja de forma compulsiva, desesperada sem abalizar as consequências do seu desejo, que será sua própria ruína. O midasciano é encantado pelo o poder, e passa a agir como uma mariposa em torno da luz, encantado pelo o poder o usará em benefício próprio, e as convenções do seu cargo são ‘postas de lado’. Colocando-se acima do poder, ora abusar do poder, ora, o poder abusa dele... Quantos indivíduos deixaram de se tornar grandes homens, grandes ícones..., na arte, filosofia, ciência, literatura, por causa de uma paixão carnal, quimeras, mitos falaciosos. Perdendo até mesmo reinos, a própria vida. Hoje o indivíduo e o coletivo, estão obcecados pelo o hedonismo extremo, que os lançam ao niilismo destrutivo, que os fazem buscar prazer a qualquer custo, mais e mais; querem assim como o rei Midas que tudo que toquem vire ouro, esquecendo-se que não se alimenta de ouro, consomem tudo, devastam tudo, no campo do artificial, da superficialidade, em detrimento aos valores internos da alma, da harmonia física-mental. O complexo de Midas está levando a civilização a saturação que a leva a destruição, no Brasil, por exemplo, está em escala crescente em todos os setores, como na própria população, destruindo por dentro. É como na revolução francesa, muitas 'cabeças vão rolar', dos populares de ' Robespierre à Danton'. Porque o Complexo de Midas primeiro conquista por dentro, e depois devora por fora. O Navegador Da Alma - Edson Ecks

Comentários