DEBORA G. BARBOSA- O CULTO À PERSONALIDADE (PARTE 2) - E A CRÍTICA DE EDSON ECKS


Culto à Personalidade

Quando li a Bíblia aos desseseis (16) anos, deparei-me com algumas questões, minha família é católica, e queria entender o que era ser desse sistema. começo, chego a parte que diz: 'Não farás imagens para ti', vou até minha mãe e lhe pergunto: "Por que temos imagens?". ela responde-me:'São apenas ornamentais", 'Mas mãe vi pessoas cultuando as imagens' (silenciou).
Vou de novo ao encontro de minha mãe e pergunto: 'Mãe, por que aqui diz não 'não mataras', mas aqui diz  'vai mata, até mesmo crianças e animais?'' (Josué - 6-17-21). Aqueles belos olhos verdes, olham-me de forma apreensiva, é como se ela estivesse pensando: "Meu Deus, o que eu faço com esse menino?' (não me respondeu).

Depois 'Mãe por que aqui diz que 'Deus se arrependeu de ter feito o homem', mas aqui diz que 'Que Deus não é homem para que se arrependa'?. Ela ficou ali parada estupefata durante alguns segundos, e me perguntou: "Tens algum trabalho escolar para fazer hoje?'...
E durante poucos anos li mais duas vezes a Bíblia, a segunda foi quando descobrir 'os estudos teológicos', e a terceira, quando conheci os trabalhos filosóficos e científicos. daqui vamos chegar ao 'Culto da Personalidade'.

Num domingo fui visitar minha irmã, passo por um anfiteatro, onde havia terminado um culto, pessoas entram no ônibus, umas estavam eufóricas por terem conseguir tocar com a mãos o líder que elas chamavam por Santiago, olhei para aquilo e pensei, como elas são proibidas de adorarem ídolos, como a tão criticada por elas, 'idolatria católica', eles deram uma volta pela a montanha, e lançaram a idolatria para o líder deles, que nunca os chamam a atenção por esse 'doce pecado'.
Isso faz parte do inconsciente coletivo , o culto à personalidade, a figura do líder, o superior aos outros, existe desde as antigas tribos primitivas. não é um fenômeno dos Imperadores romanos, está incutido na mente humana desde sempre. Xerxes, Alexandre, o Grande, também eram 'endeusados'.

Comentários

Postagens mais visitadas