Teoria do Caos de Henry Poincore e a Teoria Caosordemática e o Efeito Mariposa - De Edson Ecks
EFEITO MARIPOSA DE EDSON ECKS
Mariposa um inseto geralmente de hábitos noturnos, símbolo da morte que transforma – a transformação da lagarta ou imortalidade, renascer – bem como simboliza a forca destrutiva da paixão.
Mariposa um inseto geralmente de hábitos noturnos, símbolo da morte que transforma – a transformação da lagarta ou imortalidade, renascer – bem como simboliza a forca destrutiva da paixão.
Como a borboleta a mariposa também passa por um processo metamorfo, tão significativo como símbolo da transformação.
Para os astecas, a mariposa era conhecida como o ‘Sol Negro’, pois atravessa mundos subterrâneos em sua viagem noturna. Para o índio mexicano, a mariposa espalha centelhas de sabedoria por sobre a cabeça da pessoa que ela sobrevoa, gerando transformação, expansão da consciência.
Como as mariposas estão sempre buscando a luz, também simbolizam a busca pelo o conhecimento, a busca pela a verdade.
Diz o poeta: A mariposa não busca a luz efêmera e artificial das lâmpadas, mas a luz singular e imperecível do Sol.
Em algumas culturas, representam maus presságios, morte, e em outras culturas, Boaventura e vida.
As mariposas são movimentos nas sombras, sentem-se atraídas pela a luz, simbolizando a busca pela a verdade, mesmo que fira. Assim como a alma se sente atraída pelo o misterioso, metafisico, também é força consumidora da paixão, pois voam em torno do fogo, sentem-se atraídas por quilo que pode mata-las, assim como nós seres humanos, nós lançamos, lutamos, encantados, autisciados, em prol do amor, desejos e ideais.
As mariposas se parecem conosco, apaixonados, desesperados, extasiados, dessa ânsia dessa aproximação (da luz) que pode se tornar cada vez mais fatal.
As mariposas buscam a solidão, e muitas vezes escolhem justamente o calor dos lares humanos, para findar seus dias na Terra.
Então, ao se deparar com uma Mariposa, recite esses versos que aprendera em minha infância lá no interior do Pará, Amazonas:
Mariposa que me bate à porta
Traz-me o doce ou o amargo, Vida ou morte.
Amor ou ódio, Azar ou sorte
Me deixarás perdido,
Ou me indicarás o Norte? Edson Ecks
E aguarde a mariposa (Vida) sempre responde de um jeito ou de outro!
Efeito Mariposa Da Teoria Caosordemática De Edson Ecks
O Efeito Mariposa (Em), na teoria da Caosordemática de Edson Ecks, se funde com o Efeito Borboleta, ramificado da Teoria do Coas de Henry Poincore, revelando os sistemas caóticos e ordemáticos, seus processos prováveis, improváveis, determinados e indeterminados, no caos e na ordem.
Em 1890, Henry Poincore, considerado o ‘Ultimo matemático universalista’, descreve o famigerado problema dos três corpos newtoniano, observa a possibilidade de um sistema determinístico, exibir comportamento aperiódico, que dependeria sensivelmente das condições iniciais – O Caos.
O que o fez pensar de forma contraria ao pensamento dos estudiosos da época seguidores de Newton e Laplace, ao invés de perguntar as posições exatas dos planetas em todos os instantes do tempo, Poincore pergunta por exemplo, se o sistema solar será estável para sempre.
A noção de Poincore, é que uma alteração pequena e imperceptível, nas condições iniciais, poderia causar uma tempestade inevitável.
Aleksander Yapunov, estudando a transição da estabilidade para a instabilidade dos fluidos, percebeu que os sistemas passavam de tranquilos para turbulentos, que se passou a chamar de ponta de virada, números de transição entre a ordem e o caos:
É o que acontece com a fumaça de um cigarro, ela passa de linear, para não-linear, e para o caótico, quando a fumaça se espalhar pelo o ar e não é mais possível calculá-la.
O meteorologista Edward Lorenz, também percebeu que os sistemas climáticos também passavam por processos caóticos daí a celebre analogia do Efeito Borboleta: ‘O bater de asas de uma borboleta no Brasil, pode causar um furacão no Japão’
Mas o Efeito Mariposa da Teoria Caosordemática de Edson Ecks, acopla... o processo caótico de Henry Poincore, que pequenas e imperceptíveis mudanças, podem causar um furacão inevitável, com o Efeito Borboleta de Lorenz, advindo de gráficos computacionais. Onde reformulo a famosa frase para:
‘O bater de asas de uma Mariposa no Brasil pode causar um furacão no Japão, e um furacão no Japão, pode findar num simples bater de asas de uma mariposa no Brasil’
Que significa que os sistemas tendem a passar, dos processos ordemáticos para os caóticos, dos caóticos para os ordemáticos, mas os ordemáticos são os que vingam mais, por isso, as previsões meteorológicas são mais precisas do que imprecisas, ‘o mesmo’ ocorre no o átomo, como no cérebro e etc.
Se o sistema atômico começasse a apresentar mais sistemas caóticos do que ordemáticos, tudo se extinguiria, ou tudo se transformaria de forma muito estranha, e no cérebro, todos enlouqueceriam, e a sociedade humana se extinguiria. Mas na velhice, os sistemas caóticos superam os ordemáticos, e fazem as pontas de viradas, números de transições entre o orgânico e o inorgânico:
Porque assim como a morte devora a vida, a vida devora a morte, o animado se alimenta do inanimado, mas no final são apenas energia devorando energias, se fundindo, energias em transformações,
Para a teoria do Caos certos resultados determinados são causados pela a ação, iteração de elementos de forma praticamente aleatórios. Um exemplo da natureza onde esses fenômenos são comuns é a formação de uma tempestade, que pode ser desencadeada, e se desenvolver com base em centenas de fatores, calor, frio, evaporação da água, ventos, o clima, condições do Sol, eventos sobre a superfície, até gera a colisão de duas nuvens de cargas positivas, e forma a tempestade. Essa que a milhares de anos ‘faz’ brotar a Vida na Terra.
Mas para o Efeito Mariposa de Edson Ecks, esses fenômenos não são aleatórios, esses fenômenos complexos se juntam para forma um fenômeno ‘singular’: a tempestade. Se esses fenômenos fossem aleatórios, jamais formariam a tempestade. Porque para esses fenômenos se aglutinarem, eles têm de alguma forma de possuir, sistemas combinatórios, complementares...
Os ditos efeitos ‘caóticos, aleatórios’, não são imprevisíveis, apenas ainda incalculáveis, o que nos leva a graus de incertezas nas previsões, cálculos... e sobre o futuro.
Expandindo o exemplo
Gotículas de agua ascendem para o céu, forma uma nuvem, essa nuvem carregada vai se chocar com outra nuvem carregada, esse choque gera uma tempestade, que vai desabar cargas d`águas para o solo, em um ponto vai enxergar um barranco e causar desmoronamentos, mas em um outro ponto vai regar o solo de um agricultor, de onde colherá belas maças.
Por isso, grandes ou pequenas alterações em nossa vida e no Mundo, como nos sistemas, podem resultar em sequencias de eventos bons (ordemáticos), ou ruins (não-linear, caóticos), prováveis, improváveis, determinados, indeterminados.
O que fará Nietzsche dizer depois de se recuperar de uma doença devastadora:
‘Aquilo que não me mata, me fortalece’
Ou seja, através da desordem dessa enfermidade, e no ordenamento de sua saúde, ele se fortalece, através dessa experiência, física-emocional.
No dia-a-dia, o Efeito Mariposa faz parte de nossas vidas, por isso temos: sistema jurídico, educacionais, hospitais, funerárias, filosofia, ciência, religiões, redes de esgotos, elétrica, wifi, jogamos o lixo, nos assearmos, limpamos a pia.
Mas o elemento que possuí Autis de limpeza, a popular ‘mania de limpeza’, um simples grão de arroz caindo em cima de sua limpíssima pia, causar-lhe um caos em seus neurônios, mais do que em uma pessoa sem essa Autis, ‘essa mania de limpeza’.
Efeito Mariposa No Dia-A-Dia
Uma mulher consegue um emprego, mas ao sai de casa, começa a chover, e mais adiante dá uma topada numa pedra, e cai na poça d’água, volta para casa, fica angustiada, falta ao primeiro dia de trabalho, e é dispensada.
O caos se estabelece em sua vida, aluguel atrasado, contas se amontoam, credores batem à porta. O que a faz indagar: ‘E se aquela maldita pedra não estivesse ali, tudo teria dado certo!’
Mas que ela não sabe é que mesmo que a pedra não estivesse ali ‘no meio do seu caminho’, processos prováveis, improváveis, determinados, indeterminados, poderiam tê-la feito cair da ‘mesma forma’ na poça de água da rua, por várias situações e oscilações entre eles, o fator determinístico então será: cair na poça d’água:
Um vizinho dela ao passar pela a calçada, lhe chama a atenção, lhe acena, retribui o cumprimento, e acena para ele, pisa na poça d’água e cai.
Ela fica olhando para um mendigo que pede esmolas na calcada, que cantava uma música que dizia: ‘Flores e Espinhos surgirão em meu caminho’, e passa a ‘filosofar’: ‘O que aconteceu para ele se encontrar nessa situação?’ só sei de uma coisa, se não tivesse arranjado esse emprego, ele teria uma ‘rival’ aqui nessa área. Riu com os cantos dos lábios, distraída, pisa na poça d’água, e cai.
Perde o primeiro dia de trabalho, mas à tarde daquele mesmo dia, outra empresa lhe oferece um emprego onde ganhara o dobro da outra, com carga horária menor.
Efeito Mariposa – Edson Ecks
VÍDEO DA MÚSICA: ÀS VEZES DE EDSON ECKS
sites
EDSON ECKS'S REALITY AND DREAMS
The works exhibited here are derived from decades of efforts, sacrifices, aiming at a broadening of philosophical and scientific mechanisms (Sciensophy), in Art, music ... for the individual and collective.
Edson Ecks does not belong to any specific ideology, so he can analyze and critique any system, looking for the 'X', the unknown of the equation, in each of the appraised. One day Edson Ecks, belonging to some group, he will leave of being 'Ecks' (X), and will become just 'Edson', for as he himself says, "I am only the mind that walks, and that sometimes flies."
TO BE CONTINUED:
https://ecksfotos.blogspot.com/2020/01/meet-company-x-from-edson-ecks-conheca.html
A REALIDADE E OS SONHOS DE EDSON ECKS
Os trabalhos aqui expostos são derivados de décadas de esforços, sacrifícios, visando um ampliamento dos mecanismos filosóficos e científicos (Ciensofia), na Arte, música... para o individual e coletivo.
Edson Ecks, não pertence a nenhuma ideologia especifica, logo, pode analisar e criticar qualquer sistema, buscando o 'X', a incógnita da equação, em cada um dos avaliados.Um dia em que Edson Ecks, pertencer a algum grupo, ele deixará de ser 'Ecks' (X)...
CONTINUA:
https://ecksfotos.blogspot.com/2020/01/meet-company-x-from-edson-ecks-conheca.html
O CONHECIMENTO É UM 'PASSAR ADIANTE'.
Comentários
Postar um comentário